02 abril 2008

Busca Ativa de Crianças em Fase Vacinal no Município de Nova Cruz

No município de Nova Cruz, a busca ativa de crianças em fase vacinal ocorre da seguinte forma: os agentes comunitários de saúde, através da sua ficha do SIAB, têm condições de informar exatamente o número de crianças existentes na sua área de cobertura. A partir daí, quando ele informa quantas crianças existem na sua área, a responsabilidade passa a ser não só da ACS, mas da enfermeira do PSF que responde pela imunização daquela região.

O responsável pela imunização deve ter em mãos todos os cartões espelho, ou seja, uma cópia do cartão de vacinação de todas as crianças da sua área, com atualizações feitas sempre que necessário para a partir daí ter um controle de vacinas realizadas, vacinas atrasadas e realizar um agendamento em caso de falta de vacina, ou até mesmo casos de contra indicação por alguma patologia.

Na maioria dos casos os responsáveis pelas crianças levam-nas até o posto de saúde por orientação dos ACS, no período correto de cada vacina é realizada a aplicação da dose pela enfermeira ou auxiliar de enfermagem, realizando-se devidas anotações no cartão de vacina da criança e no cartão espelho citado anteriormente. Porém existem casos em que os responsáveis pelas crianças, por algum motivo, não as levam à unidade de saúde para serem vacinadas. Nestes casos, o profissional responsável tem obrigação de ir à residência e realizar a imunização =).



Nenhum comentário:

Postar um comentário